Nº inventário MMP00672
Descrição Pistola indo-portuguesa com dois fechos de pederneira, e um cão do tipo pescoço de cisne. Dois canos octogonais rotativos de antecarga. Coronha em madeira, com restos da pintura original em ocre avermelhado. Guarnições em latão. Chapa de coice (casquilho do punho) em forma de carranca, com dentes entalhados em marfim e duas pedras facetadas nos olhos. Parafusos em forma de vieira, tipicamente indo-portugueses.
Este tipo de pistola de fechos de pederneira, provavelmente construída em Goa (de que, para além dos desta colecção, se conhecem apenas mais três exemplares, um deles convertido em percussão), tem como características comuns os dois canos rotativos, a coronha pintada de ocre avermelhado, a chapa de coice em forma de carranca com dentes entalhados em marfim e duas pedras facetadas nos olhos e os parafusos em forma de vieira. Falta a vareta.
Designação Pistola
Título Pistola de pederneira Indo-Portuguesa. Séc. XVIII
Colecções Colecção Manuel Francisco de Araújo
Medidas Comprimento total 395 mm (milímetro) |  Imagens: 1 Participe Ajude-nos a completar a informação enviando-nos sugestões, perguntas ou os seus comentários |