Início |

OBJETOS
Bocas de Fogo

Nº inventário
MML00010

Descrição
Boca de fogo, de 17,3cm de calibre. Tem na bolada as armas portuguesas, uma esfera armilar e dois arganéus. No segundo reforço tem os munhões e ao centro a letra " D ", do nome do fundidor. No primeiro reforço tem dois arganéus. O cascavel é chato e emoldurado por meios círculos concêntricos com um pequeno prolongamento no centro, à maneira do botão. Lançava pelouro de pedra de 12 arráteis (5,508kg).

Designação
Bocas de Fogo

Título
Camelete, cal. 17,3cm, Séc. XVI - Portugal

Autorias

[Fundidor]; São conhecidos dois fundidores de nome Dias, trabalhando em Portugal no Século XVI: o João Dias e o Cosme Dias. O João Dias não deve ser, pois a sua marca é diferente e já a vimos na boca de fogo C-2. Resta-nos pois o Cosme Dias A Comissão para a revisão de nomenclaturas, em 21-01-82, chegou á seguinte conclusão: " Também se pode levantar a hipótese de o fundidor ter sido Francisco Dias que em 1550 foi para a India como carpinteiro das Naus e que em 1560 era mestre da fundição de Goa. Pai de Pedro Dias de Bocarro e avô de Manuel Tavares Bocarro ".


Colecções

Artilharia Histórica\D.Manuel I

Artilharia Histórica

Fundidor Cosme Dias ou Francisco Dias


Pesos

kg (Kilograma); 640;


Medidas

Calibre 17.3 cm (centímetro)

Comprimento 216 cm (centímetro) [Comprimento da alma]

Comprimento total 224 cm (centímetro)


Materiais

Bronze


Marcas

Armas reais; [Na bolada];

Iniciais do Fundidor; [No 2º reforço]; Proválvelmente a marca do fundidor Cosme Dias ou Francisco Dias, ambos fundidores de Artilharia no século XVI.

Número; "168"; [No plano da boca];

Imagens: 4
Participe
Ajude-nos a completar a informação enviando-nos sugestões, perguntas ou os seus comentários